This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sobre os Diálogos Inter-regionais de OBREAL Global
Um dos principais componentes da missão de OBREAL Global é facilitar e promover colaborações e diálogos inter-regionais, particularmente entre as regiões que podem não ter relações estruturadas e/ou consistentes no ensino superior e na pesquisa.
A série Diálogo Inter-regional foi concebida como um elemento chave das actividades de OBREAL Global; uma maneira de conectar parceiros de diferentes regiões para explorar questões de interesse comum no ensino superior de uma perspectiva inter-regional.
Esta primeira série de Diálogos Inter-Regionais de OBREAL Global é organizada pela Associação Brasileira de Ensino Superior – FAUBAI –, a Symbiosis International University of India, os capítulos sul-americanos e índios de OBREAL Global e é apoiada pela seção do Ensino Superior da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia -FICCI –
Durante os próximos 3 meses, a série apresentará 4 sessões discutindo da internacionalização e da cooperação no ensino superior com parceiros da América do Sul e da Índia.
O objetivo é construir novas pontes entre regiões e continentes que vão para além dos modelos tradicionais de cooperação e facilitar a geração de processos para a realização de projetos e iniciativas relevantes para as instituições em ambas regiões.
SESSÃO 1
Educação superior e internacionalização: Índia e América do Sul
8 outubro de 2021 – 14h CEST / 17:30h IST / 09h BRT / 7h BOG
Esta sessão será dividida em duas partes. Na primeira parte, as associações universitárias da América do Sul e da Índia apresentarão brevemente os principais objetivos desta série de diálogos e a importância de estabelecer pontes permanentes entre a Índia e a América do Sul no ensino superior e na pesquisa.
A segunda parte terà como foco as discussões de alto nível sobre a importância do ensino superior e da internacionalização nas relações Índia-América do Sul como meio de desenvolver os esforços feitos anteriormente pelo BRICS e responder às necessidades actuais de desenvolvimento de ambas regiões/países.
introdução à série


Kiran Gopakumar Rajalekshmi
Vice-presidente, OBREAL Global / Dean, Middle East College (Oman)



Álvaro Maglia
Co-presidente da Capítulo Sul-Americano da OBREAL Global / Secretário Geral, AUGM (Uruguai)



Oscar Domínguez
Co-Presidente do Capítulo Sul-Americano da OBREAL Global / Diretor Executivo, ASCUN (Colômbia)




Vidya Yeravdekar
Presidente, Capítulo Índia OBREAL Global / Pro Chancellor, Symbiosis International University / Presidente, FICCI HE (Índia)




Márcio Venício Barbosa
Presidente, FAUBAI (Brasil) / Diretor de Relações Internacionais e Professor, UFRN (Brasil)
Oradores


Paulo Speller – Facilitador
OBREAL Global (Brasil)


Renato Janine Ribeiro
Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ex-Ministro da Educação do Brasil


Manju Singh
Secretário Adjunto, University Grants Commission (Índia)
SESSÃO 2
Estratégias, desafios institucionais e enfoques da internacionalização das instituições na Índia e América do Sul
14 outubro de 2021 – 14h CEST / 17:30h IST / 09h BRT / 7h BOG
Esta sessão darà continuidade ao debate desenvolvido na sessão 1, oferecendo perspectivas institucionais da Índia e do Brasil sobre a questão da internacionalização. Explorará oportunidades para que a Índia e a América do Sul melhorem sua cooperação acadêmica (mobilidade, etc.) e compartilhem experiências institucionais concretas sobre estratégias de internacionalização que priorizem questões e perspectivas relevantes para a Índia e a América do Sul.
ORADORES




Vidya Yeravdekar – Moderador
Presidente, Capítulo Índia OBREAL Global / Pro Chancellor, Symbiosis International University / Presidente, FICCI HE (Índia)




Márcio Venício Barbosa
Presidente, FAUBAI (Brasil) / Diretor de Relações Internacionais e Professor, UFRN (Brasil)


Pankaj Mittal
Secretário Geral, Association of Indian Universities -AIU- (Índia)
SESSÃO 3
Internacionalização dos programas de estudo: novas formas de fomentar a cooperação Sul-Sul-Norte
19 novembro 2021 – 13h CET / 17:30h IST / 09h BRT / 7h BOG
A pandemia teve consequências consideráveis na organização daaprendizageme do ensino: acelerou o debate sobre a importância de inovar no desenho de currículos e de projetar ofertas de aprendizagem mais ágeis e dinâmicas para os estudantes. Esta sessão discutirá como a flexibilidade e modularização dos currículos podem ser vistas como uma oportunidade para as instituições de ensino superior na América do Sul e na Índia, e como um meio de realizar suas estratégias de internacionalização. A sessão irá também explorar as tendências relacionadasa flexibilidade da aprendizagem e do ensino e amodularização dos currículos, tanto na Índia como na América do Sul.
A sessão terá duas partes: A primeira parte será dedicada à dimensão política da flexibilidade curricular e apresentará experiências recentes na América do Sul e na Índia. A segunda parte será dedicada às perspectivas institucionais sobre como as ofertas de aprendizagem são concebidas, moldadas e organizadas, fornecendo exemplos concretos.
ORADORES - DEBATE POLÍTICO


Aziz Tuffi Saliba – Facilitador
Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)


Mónica Marquina
Pesquisadora, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas -CONICET- (Argentina).


N.V. Varghese
Vicerrector, National Institute of Educational Planning and Administration -NIEPA- (Índia)
ORADORES - DESAFIOS INSTITUCIONAIS


Anita Patankar
Diretora, Symbiosis School for Liberal Arts -SIU- (Índia)


Pablo Beneitone
Professor, Universidad de Lanús (Argentina)
SESSÃO 4
Internacionalização através de estratégias e programas de doutorado e de pesquisa conjuntos
10 dezembro de 2021 – 13h CET / 17:30h IST / 09h BRT / 7h BOG
A estratégia de pesquisa internacional é fundamental para o desenvolvimento nas universidades de um portfólio de pesquisa relevante. Também são um componente chave na internacionalização institucional holística.
Esta sessão será centrada na discussão do papel que a pesquisa conjunta tem desempenhado nas estratégias internacionais das universidades indianas e sul-americanas e como melhorá-la para aumentar a cooperação entre os sistemas de pesquisa indiano e sul-americano. Esta sessão irá também explorar o papel das supervisões conjuntas de doutorado e dos programas conjuntos de doutorado, e como eles podem impulsionar a cooperação entre as duas regiões.
Esta sessão será dividida em duas partes, a primeira parte apresentará as iniciativas e os programas políticos existentes e discutirá dos desafios das políticas para melhorar a cooperação em pesquisa entre a Índia e a América do Sul. Na segunda parte serão apresentadas as experiências das universidades na implementação de programas conjuntos de pesquisa entre a Índia e a América do Sul.
ORADORES - Perspectiva política


Marcelo Knobel
Ex-presidente da UNICAMP (Brasil)


Adrijit Goswami
Profesor, Indian Institute of Technology, Kharagpur (Índia)
ORADORES - Perspectiva institucional


Ketan Kotecha
Director, Symbiosis Institute of Technology -SIU- (India)


José Celso Freire
Vice-Presidente, FAUBAI (Brasil) / Assessor Chefe de Relações Externas da UNESP (Brasil)