Sobre a pesquisa TRESAL

A pesquisa TRESAL – Tendências na Educação Superior na América Latina tem como objetivo coletar dados de uma maneira sistemática sobre as principais tendências institucionais na América Latina e no Caribe para colocá-los em disposição para a consolidação de um Espaço de Educação Superior Latino-americano e Caribenho (ENLACES).

TRESAL é o resultado de um esforço conjunto latino-americano, promovido por OBREAL Global e ENLACES e desenvolvido tecnicamente pelo Capítulo Sul-americano da OBREAL Global e pelo LINED Argentina.  Conta também com a participação e o apoio de associações de universidades e universidades da América Latina (entre elas ASCUN da Colômbia, ANUIES, do México, CSUCA da América Central, ANDIFES do Brasil, FAUBAI do Brasil, AUGM do Uruguai e a Universidade Veracruzana do México) e da Fundação EU-LAC.

A primeira versão da TRESAL foi lançada no ano de 2013, no contexto do projeto ALFA PUENTES e se inspirava na pesquisa TRENDS produzido pela Associação Europeia de Universidades. Essa nova edição da TRESAL é inspirada por esse primeiro exercício e se apresenta como um instrumento regional legítimo, que colabora com um melhor entendimento das dinâmicas e tendências regionais na Educação Superior na América Latina.

A TRESAL pretende, por um lado, ser um farol para apoiar o processo de integração regional na América Latina e, por outro lado, funcionar também como um instrumento que contribui para promover as relações inter-regionais numa base de trabalho objetiva.

A pesquisa TRESAL foi lançado no âmbito da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior de 2022.

A pesquisa

Aqui pode aceder a pesquisa TRESAL nas diferentes línguas.

PRODUZIDA POR

UM INSTRUMENTO DE

COM O APOIO DE

PRODUZIDA POR

UM INSTRUMENTO DE

 

COM O APOIO DE